Aquisição de dez veículos elétricos para transporte público urbano em Aveiro

poseur-portugal2020-uniaoeuropeia

 Investimento de mais de 4,5 milhões de euros da Transdev para reforçar a frota de autocarros elétricos AveiroBus, permitiu, desde novembro de 2023, reduzir a pegada de carbono de toda a operação AveiroBus em 383 toneladas por ano.

 

O projeto Aveiro E+ consistiu na aquisição de dez autocarros 100% elétricos, zero emissions, a instalação dos respetivos postos de carregamento e o desenvolvimento de ações de comunicação, sensibilização e monitorização, em novembro de 2023. Esses novos autocarros são operados pela ETAC para o Serviço Público de Transporte de Passageiros Municipal e o Serviço Público de Transporte Escolar em todo o município de Aveiro, integrando-se no circuito urbano do serviço de mobilidade Aveirobus (modo rodoviário).

 

Este projeto contou com o financiamento de fundos europeus através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - POSEUR (Portugal 2020). O apoio financeiro representou cerca de 60% do investimento total, abrangendo a aquisição dos veículos elétricos e a infraestrutura de carregamento necessária. Os veículos, com homologação na categoria M3 e classe I devido à capacidade para mais de 80 passageiros, atendem aos padrões de segurança e capacidade de transporte adequada, cumprindo com os requisitos para o acesso facilitado a pessoas com mobilidade reduzida e contribuindo para a redução de emissões de dióxido de carbono.

 

Os dez veículos elétricos serão distribuídos nas 13 linhas do modo rodoviário da rede AveiroBus, otimizando o percurso para cobrir cerca de 400 000 km anuais, garantindo o cumprimento das normas de gestão eficiente das baterias recomendadas pelo fabricante.

Os postos de carregamento estão instalados no Centro Coordenador de Transportes de Aveiro e representam uma clara posição inovadora da empresa em Portugal. Para além de cinco carregadores duplos, foram instaladas câmeras térmicas para detetar possíveis incêndios iniciais e foram criadas barreiras para evitar a propagação das chamas. A autonomia de 300 km diários permitirá que os novos veículos operem o dia completo, e sejam carregados durante a noite, minimizando custos e sobrecargas da rede elétrica da cidade. O projeto pretende, ainda, através da implementação de um plano de comunicação monitorizar e comunicar os resultados do projeto, assim como educar a população para a importância da adoção de comportamentos mais sustentáveis, nomeadamente na área da mobilidade.

 

O projeto Aveiro E+ tem como principal objetivo promover a descarbonização da frota de autocarros a diesel alocada pela ETAC, enquanto concessionária, aos serviços referidos no município de Aveiro. Com a aquisição de autocarros limpos, 100% elétricos e respetivos postos de carregamento, foi possível uma poupança anual superior a 120 Tep e uma redução superior a 350 000 kg CO2eq/ano. Assim, aproximadamente 60% dos quilómetros percorridos na rede urbana de Aveiro são feitos com energia limpa, resultando em ganhos significativos na redução do ruído dos veículos na cidade. O projeto pretende melhorar a vida significativamente no município de Aveiro, contribuindo para autocarros mais confortáveis, ambientalmente sustentáveis e mais seguros, equipados com o blind spot detection system, que reduz significativamente o risco de acidentes na rede urbana.

 

Para o CEO da Transdev Portugal, Sérgio Soares, o objetivo é claro: melhorar o serviço, em termos de qualidade e conforto para o passageiro, contribuindo para uma mobilidade cada vez mais sustentável. Assim, é um objetivo para a Transdev ter mais e melhor oferta para que as pessoas possam trocar o transporte individual pelo público e, assim, abracem esta causa que é o combate às mudanças climáticas e que é um desafio que todos, como sociedade, precisamos de entender e promover.

AnexoTamanho
PDF icon Ficha de projeto Aveirobus 20221.67 MB